Atividades muito variadas têm sido chamadas de Coaching e nem todas são sérias. As perguntas abaixo te ajudarão a entender melhor o trabalho que proponho, seus requisitos e o que podemos alcançar. 

1- O que é Coaching?
2- Quais técnicas são utilizadas no processo de Coaching?
3- Qual a duração do Coaching?
4- Quais objetivos podem ser trabalhados no processo de Coaching?
5- Como vou saber que preciso de Coaching e não de psicoterapia, ou de uma consultoria?
6- Como vou saber se estou no momento adequado para o Coaching?
7- Qual são os requisitos para o processo trazer bons resultados?


FAQ P11- O que é Coaching? 

Coach é uma palavra inglesa que significa “treinador”. Coaching é um processo em que o Coach (o profissional) apoia o cliente (ou Coachee) na identificação e alcance de uma meta. Em outras palavras, a razão de ser do Coaching é a materialização de um objetivo almejado pelo cliente. O Coach terá a postura de um ‘treinador’, que vai apoiar o cliente a se preparar, a identificar seus objetivos e a traçar e executar as ações que o levarão até ele. O coaching é um processo focado em soluções e no futuro.

Esta maneira de trabalhar visa desbloquear o potencial do cliente, identificando recursos disponíveis para alcance acelerado dos objetivos e do alto desempenho. O Coaching é um processo estimulante e enriquecedor, que traz clareza, motivação e resultados, e, para muitos, é um divisor de águas!

Voltar para as perguntas


FAQ P22- Quais técnicas são utilizadas no processo de Coaching?

A cada sessão, o Coach propõe atividades e reflexões para que o cliente trabalhe aspectos importante para o alcance de sua meta. Estas atividades têm como foco:

  • Aprofundar o autoconhecimento, identificando valores, necessidades, perfil comportamental, preferências profissionais e pessoais;
  • Apoiar a definição e detalhamento de um objetivo específico, realista e desafiador;
  • Desenvolver competências de planejamento, como visão de curto, médio e longo prazo, construção de planos de ação, acompanhamento de tarefas (follow up) e feedback;
  • Identificar recursos internos e externos com os quais o cliente pode contar;
  • Identificar oportunidades e riscos relativos às escolhas do cliente e como gerenciar as mudanças minimizando riscos e aproveitando oportunidades.

Durante toda a sessão, o Coach utilizará de escuta atenta e perguntas poderosas, buscando ampliar a visão do cliente e ajudá-lo a identificar soluções. O profissional apoiará o cliente a identificar crenças limitadoras e as melhores alternativas para seus problemas.

Voltar para as perguntas


FAQ P33- Qual a duração do Coaching?

O processo leva de 3 a 10 sessões, semanais ou quinzenais, variando de acordo com as demandas do cliente. Cada sessão tem duração entre 1h e 1h30m.

Voltar para as perguntas


FAQ P44- Quais objetivos podem ser trabalhados no Coaching de Carreira?

Algumas das demandas mais comuns são:

  • Preciso avaliar novas opções profissionais ou de carreira.
  • Desejo mudar de carreira, já sei qual direção seguir, mas não sei por onde começar.
  • Preciso construir um plano de transição de carreira.
  • Quero iniciar um nova atividade profissional ou projeto alinhado com meu propósito e meus talentos.
  • Preciso desesenvolver competências profissionais e otimizar meu desempenho no trabalho ou conquistar uma promoção.
  • Sinto que preciso conhecer melhor a mim mesmo: meu propósito, meus pontos fortes e valores.
  • Busco gerenciar meus negócios mais eficientemente e conseguir melhores resultados.

Esta lista não é exaustiva, e o Coaching pode abordar várias outras questões. Estou à disposição para ajudá-lo a entender se o Coaching se aplica ou não a sua situação.

Voltar para as perguntas


FAQ P55- Como vou saber que preciso de Coaching e não de psicoterapia, ou de uma consultoria?

Coaching e Psicoterapia

A psicoterapia e o Coaching têm intercessões e podem abordar algumas questões em comum*. Ainda assim, o Coach não substitui o Psicólogo, nem o Psicólogo substitui o Coach..

Algumas demandas necessitam acompanhamento psicológico. O Coaching não é indicado para tratamento de depressão, ansiedade severa, transtornos de humor, dentre outras psicopatologias. O Coaching pode, ainda assim, ser usufruído por pessoas que estiverem realizando adequadamente seu tratamento Psicológico / Psiquiátrico, trazendo benefícios adicionais como foco e capacidade de ação.

Coaching e Psicoterapia fazem um ótimo ‘casamento’. Enquanto o Psicólogo se ocupa do tratamento das questões psicológicas em si, o Coach apoiará o cliente a desenvolver um planejamento e ações que levem o cliente na direção dos objetivos que almeja, acelerando seu desenvolvimento.

Coaching e consultoria

Tanto o consultor quanto o Coach podem apoiar a busca de objetivos profissionais, elaboração de planejamentos, resultados para o negócio, execução de projeto, etc. O que os diferencia é a abordagem utilizada.

O consultor é um especialista na área em que é contratado. Inicialmente, ele realiza um diagnóstico, sugere a solução mais adequada para o cliente com base nas sua experiência e e então, “põe a mão na massa” para implementar as soluções.

O Coach, por sua vez, não precisa ser um especialista no tema, já que sua função não é indicar as soluções para os problemas do cliente. No coaching, o profissional buscará entender as questões e objetivos do coachee e então fará perguntas e utilizará ferramentas que ajudarão o cliente a se posicionar, tomar decisões e agir alcançando melhores resultados. Neste aspecto, o coaching tem alguns diferenciais em relação à consultoria:

1) Maior empoderamento do cliente, já que é ele quem executará seus planos de ação e se desenvolverá para alcançar seus objetivos (podendo sempre contar com o apoio do Coach);

2) Melhor adequação do processo ao cliente, já que não parte de soluções pré-determinadas.

Voltar para as perguntas


FAQ P66- Como vou saber que estou no momento adequado para o Coaching?

Você está incomodado com alguma situação ou problema e deseja transformá-lo em algo melhor? Tem um objetivo que te inspira e está disposto a trabalhar para transformá-lo em realidade? Se sente perdido ou confuso e quer muito encontrar uma direção na sua vida alinhada com seu propósito?

Se você se encontra num cenário semelhante, o coaching pode ser uma ótima opção para você.

Voltar para as perguntas


7- Qual são os requisitos para o processo trazer bons resultFAQ P7ados?

O primeiro quesito é a vontade de agir, de mudar, de empreender ou de se dedicar a algo que traga crescimento. Um inconformismo positivo.

O segundo é a disposição para trabalhar e investir seu tempo e energia para construir seu sucesso.

Em terceiro lugar, é importante a força de persistir no trabalho, especialmente no início do processo. A coragem também será necessária para rever e até descartar comportamentos ou crenças que limitem ou impeçam seu desenvolvimento.

O Coach será um valioso aliado seu e da sua meta, mas é necessário que você próprio percorra o caminho que vai te levar aos seus objetivos. A união entre o apoio do coach e a sua disposição certamente o levará aos resultados que você busca!

Voltar para as perguntas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s