O erro quase invisível que cometemos em Desenvolvimento de Pessoas

Descubra_seus_pontos_fortes_IMPRecentemente, por indicação da minha coach, Juliana Garcia, tive contato com o livro “Descubra seus pontos fortes”, de Marcus Buckingham e Donald O. Clifton. É um livro fantástico. O mindset que ele traz sobre como lidamos com nossos pontos fortes e fracos é quase revolucionário.

Todo mundo tem um certo ponto fraco que considera que está atravancando sua vida. “Não sei fazer networking”, “tenho dificuldade de focar numa coisa só”, “sou ruim em marketing pessoal” são alguns dos clássicos. Geralmente vemos nestes pontos o nosso maior potencial de desenvolvimento, certo?

ERRADO!!! Nosso maior potencial de desenvolvimento está nos nossos talentos, nos nossos pontos fortes. É lá que nadamos de braçadas, é quando os usamos que nossos olhos brilham e, com menos esforço, somos capazes de fazer mais. O investimento nos nossos pontos fracos é penoso e o nosso resultado melhora lentamente, e mesmo assim, dificilmente vamos conseguir nos destacar nos pontos fracos.

Isso não quer dizer que a gente deva ignorá-los: é necessário atenção para que eles não comprometam nossos planos, mas isso é muito diferente de assumir o peso de ‘ter que ser bom naquilo’. Fazer este ‘controle de danos’ pode ser, por exemplo, se associar a alguém com talentos complementares, usar seus pontos fortes para dominar sua fraqueza ou até mesmo se tornar um pouco melhor na tarefa.

Nosso investimento em desenvolvimento é muito melhor aproveitado se focarmos em alavancar ainda mais nossos pontos fortes e usá-los em outros níveis! Você é gosta de fazer networking? Quais oportunidades você pode criar de fortalecer sua rede ainda mais? Montar um grupo de discussão? Criar um momento de confraternização no seu trabalho? Talvez você não seja bom em netwoking, mas é ótimo em organização. Se você planeja bem seu próprio trabalho, talvez você possa apoiar seus pares ou seu líder a organizar melhor as atividades em um projeto ou em um evento. Pergunte-se: como posso utilizar este meu ponto forte em um nível além do que faço hoje?

Assim, você vai trabalhar com o seu maior potencial e de quebra vai colocar no seu dia-a-dia cada vez mais atividades prazerosas, já que, em geral, nos sentimos bem trabalhamos com o que temos de melhor. Que tal?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s