Capacidade de mudança: a chave para a segurança real

Hoje quero falar para pessoas que pensam ou já pensaram em explorar novos caminhos profissionais em suas vidas, e que, por algum motivo, colocaram seus sonhos em espera.

Imagine-se em uma sala num prédio comercial, esperando por uma consulta médica, quando de repente o alarme de incêndio soa. Pela janela você vê chamas saindo por uma sala dois andares acima. A secretária e o médico, no entanto, decidem continuar o atendimento, afinal de contas, o incêndio está distante e parar as atividades é garantia de prejuízo. O que você faria?

performance-750x422A maioria não ‘pagaria para ver’, e buscaria um lugar seguro. Vivemos em nosso país de incertezas que se compararam em algum grau à situação acima. Ainda assim, a sala de espera do médico está lotada de pessoas aguardando, esperando que a situação melhore, torcendo para que o pior não aconteça.

O senso comum diz que, em momentos como este, o melhor é esperar a situação melhorar: nada de mudanças, nada de investimentos. Projetos novos? Nem pensar! No entanto, isto é uma ilusão de segurança. Se isto faz sentido para você, movimente-se em direção a um futuro mais realizador usando a ‘crise’ como acelerador do seu desenvolvimento!

Dar o primeiro passo pode ser difícil. Duas situações que podem te paralisar: 1) ver opções de menos; 2) ver opções de mais. Veja algumas dicas:

Se você vê poucas opções:

  • Faça um brainstorm: anote todas as ideias de caminhos e soluções que vierem a sua mente. Não critique suas ideias ainda, por mais loucas que pareçam, e pergunte-se: se você pudesse construir seu futuro ideal, como eleseria?
  • Saia do seu ‘mundo particular’: converse com pessoas de confiança que possam te ajudar a encontrar soluções e alternativas. Dialogar estimula nosso cérebro mais que quando pensamos sozinhos.
  • Pesquise: busque na internet, em palestras, etc., com sua rede, alternativas e casos de pessoas que empreenderam com sucesso. Investigue alternativas de trabalhos, projetos e produtos que te inspirem.
  • Identifique seus talentos e pense em como transformá-los em oportunidades!

bridge-web-human-silhouettes-personal-crossingSe você vê opções de mais:

  • Conheça melhor a si mesmo! Quais aspectos são mais importantes para você num trabalho? Desafio? Segurança? Autonomia?
  • Defina aonde você quer chegar: defina metas que sejam específicas, mensuráveis, relevantes, realistas e que tenham um prazo. Avalie então quais opções estão alinhadas com o futuro desejado. Lembre-se, para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve.
  • Priorize: avalie o esforço necessário e o prazo de retorno de cada opção. Isto ajudará a identificar quais são para já e quais podem ser interessantes no futuro.

Dicas para minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso:

  • Não queime suas pontes: planeje seus passos de maneira que, se algo der errado, você não se verá em apuros.
  • Coloque suas ideias no papel, ajuda a tornar mais concretos seus projetos.
  • Planeje: estabeleça quais atividades precisam ser feitas, em que ordem e dê um prazo para cada uma. Desejos sem prazos são apenas sonhos.
  • Teste, explore e experimente, não fique só na imaginação. Só assim saberá o que de fato trará os resultados que você espera.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s