Mudança profissional em tempos de crise

Vivemos tempos muito atribulados. Basta olhar ao nosso redor, trocar poucas palavras com um amigo e termos como ‘crise’ e ‘incertezas’ logo surgem. Encontramos facilmente quem tenha perdido o seu trabalho, gente inquieta com o futuro, ou cujo próprio negócio não vai tão bem como antes.

Como coach, trabalho para apoiar pessoas a realizarem mudanças desafiadoras em suas vidas, a terem maior clareza de seus objetivos e a desenvolverem o foco, planejamento, motivação e ação para alcançá-los. Ocoaching é uma prática cada vez mais utilizada por seu potencial de gerar resultados sustentáveis e alinhados com os valores e perfil do cliente.

Compass

Tenho recebido muitos clientes que buscam realizar mudanças de rumo profissional. Uns estão sem trabalho e querem se recolocar. Outros não estão satisfeitos com os resultados dos seus negócios e percebem que precisam fazer mudanças para sobreviver. Alguns ainda estão relativamente seguros financeiramente, mas não se sentem realizados com o que fazem. Para muitos destes, duas alternativas aparecem como uma luz no fim do túnel:

  1. Busca por um trabalho seguro no serviço público.
  2. Busca por começar um negócio próprio ou empreender.

São alternativas muito diferentes, mas que soam como uma resposta ideal para a crise. Qual escolher? A segurança ou a possibilidade? O tradicional ou o inovador? A resposta é: depende! Qual é o seu perfil?

“Aproveite a oportunidade da crise para semear o sucesso para o seu futuro.”

O quão profundamente você se conhece? Você sabe quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos? Como você pode aproveitar suas fortalezas para gerar oportunidades? A quais riscos seus pontos fracos te expõem? Quais são seus principais talentos e competências, e como você pode utilizá-los para navegar de maneira mais segura e realizadora por estes momentos de incerteza? Quais são seus valores e sua missão de vida?

Sua alternativa para realizar uma transformação profissional ou para ultrapassar a crise precisa estar alinhada com estes pontos. As pessoas são muito diferentes. Algumas têm perfil para empreender, outras para trabalhar em grandes organizações, outras em pequenas empresas, algumas no serviço público, ONGs, etc. Se você não conhece profundamente seu perfil, suas competências, seus valores, sua missão de vida, atenção! Uma escolha aparentemente ideal pode roubar a sua paz de espírito mais cedo ou mais tarde.

Aproveite a oportunidade da crise para semear o sucesso para o seu futuro. Antes de colocar a mão na massa por impulso, e correr o risco de acabar metendo os pés pelas mãos, pare e reflita. Pense além das ideias prontas sobre o que funciona e não funciona conhecendo-se melhor, e seja o autor da sua própria história.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s